Sobre nós

HISTÓRIA

Após a Transição de Macau, e ultrapassados receios e ansiedades próprios de um novo ciclo, impôs-se a necessidade de criar uma estrutura que permitisse defender e promover os interesses dos portugueses radicados no Território e cumprir a missão de divulgar a cultura portuguesa num cenário em que esta continua a assumir protagonismo ao lado da cultura chinesa, contribuindo para a preservação da identidade de Macau num lugar único de encontro de culturas.

Acreditando que a presença portuguesa e dos portugueses, actuantes na vida económica, social e cultural, era determinante para a manutenção da singularidade do Território e para a defesa do seu património intangível, em 1 de Junho de  2001 foi criada  a Casa de Portugal em Macau.

Sendo uma associação sem fins lucrativos composta por residentes portugueses e amigos de todas as nações tem como objectivos a promoção, divulgação e defesa da língua e cultura portuguesa, do património e da identidade de Macau Activa desde 2008 Participa activamente na Parada do Ano Novo Chinês, no Festival de Artes de Macau, nas comemorações do 25 de Abril, 10 de Junho e 5 de Outubro, no Arraial de S. João, na Semana Cultural dos Países de Língua Portuguesa, no Festival da Lusofonia, no Festival Fringe e na Parada do 20 de Dezembro, entre outros eventos, estabelecendo parcerias com entidades públicas e privadas.

Participa activamente na Parada do Ano Novo Chinês, no Festival de Artes de Macau, nas comemorações do 25 de Abril, 10 de Junho e 5 de Outubro, no Arraial de S. João, na Semana Cultural dos Países de Língua Portuguesa, no Festival da Lusofonia, no Festival Fringe e na Parada do 20 de Dezembro, entre outros eventos, estabelecendo parcerias com entidades públicas e privadas.

A Casa de Portugal está fortemente empenhada em contribuir para o desenvolvimento das indústrias criativas tendo em funcionamento oficinas de Cerâmica, Azulejaria, Joalharia, Pintura, Serigrafia, Gravura, Desenho, Pintura de Porcelana, Fotografia e Marionetas bem como Núcleos de Formação Musical abrangendo o ensino de Saxofone, Clarinete, Guitarra clássica, Guitarra eléctrica, Baixo, Bateria, Técnica vocal e Combo. bem como Núcleos de Formação Musical abrangendo o ensino de Saxofone, Clarinete, Guitarra clássica, Guitarra eléctrica, Baixo, Bateria, Técnica vocal e Combo.

Desenvolve ainda formação profissional em diferentes áreas tais como Informática, Multimédia, Costura, Design, Découpage e Encadernação, entre outras técnicas de artes plásticas e actividades para seniores.

No plano do bem-estar físico e psicológico, mantém regularmente aulas de Yoga, Manutenção, Condição Física para Seniores, Alinhamento Postural e Exercício moderado e TRX.

Também vocacionada para a juventude, a Casa de Portugal tem apostado no ensino das Artes Performativas, nas Oficinas Criativas e nos Campos de Férias (de Páscoa e de Verão) que abrangem um conjunto variado de actividades pedagógicas e lúdicas, entre outros programas desenvolvidos em parceria com escolas locais (tuteladas pela DSEJ e particulares).

Quer os formandos quer os formadores das diferentes valências têm participado regularmente em espectáculos e eventos locais destinados à promoção cultural, recreativa e turística de Macau.

Através do Clube Desportivo, participa nos campeonatos de Futebol nos diversos escalões e promove a formação de novos atletas na sua escolinha de Futebol.

Em 2011, a RAEM distinguiu a Casa de Portugal em Macau com a Medalha de Mérito Cultural, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela Associação.

Orgaos Sociais

Direcção

Presidente Maria Amélia da Conceição António Saldanha

Vice-Presidente Ricardo Alexandre Morgado Igreja

Secretária Diana dos Santos Marques Soeiro

Tesoureiro Rui Farinha Fernandes Simões

Vogais

Miguel Marcos Mendes Khan

Marcelo Eduardo da Conceição Alves

Vítor Manuel Ferreira Moutinho

Daniel Delgado de Sousa

Paulo Roberto Batista Serôdio

Mesa da Assembleia Geral

Presidente João Manuel Costa Antunes

Vice-Presidente André Duarte Xavier Sales Ritchie

Secretária Filomena Maria Alves Ribeiro Laia McGuire

Conselho Fiscal

Presidente Armindo Fernandes Vaz

Vice-Presidente Paula Cristina Santos da Silva

Secretária Andrea Magalhães da Costa Aleixo

ESTATUTOS

Estutos disponiveis em PDF (versão Portuguesa ).