創會歷史

Após a Transição de Macau, e ultrapassados receios e ansiedades próprios de um novo ciclo, impôs-se a necessidade de criar uma estrutura que permitisse defender e promover os interesses dos portugueses radicados no Território e cumprir a missão de divulgar a cultura portuguesa num cenário em que esta continua a assumir protagonismo ao lado da cultura chinesa, contribuindo para a preservação da identidade de Macau num lugar único de encontro de culturas. 

Acreditando que a presença portuguesa e dos portugueses, actuantes na vida económica, social e cultural, era determinante para a manutenção da singularidade do Território e para a defesa do seu património intangível, foi criada, em 2001, a Casa de Portugal em Macau. 

Sendo uma associação sem fins lucrativos composta por residentes portugueses e amigos de todas as nações tem como objectivos a promoção, divulgação e defesa da língua e cultura portuguesa, do património e da identidade de Macau assim como a divulgação da cultura chinesa, que concretiza através de exposições, espectáculos, festivais, publicações, produções de vídeo, e do ensino artístico efectivado na Escola de Artes e Ofícios, em funcionamento desde 2008, entre outras actividades.

Participa activamente na Parada do Ano Novo Chinês, no Festival de Artes de Macau, nas comemorações do 25 de Abril, 10 de Junho e 5 de Outubro, no Arraial de S. João, na Semana Cultural dos Países de Língua Portuguesa, no Festival da Lusofonia, no Festival Fringe e na Parada do 20 de Dezembro, entre outros eventos, estabelecendo parcerias com entidades públicas e privadas.

A Casa de Portugal está fortemente empenhada em contribuir para o desenvolvimento das indústrias criativas tendo em funcionamento oficinas de Cerâmica, Azulejaria, Joalharia, Pintura, Serigrafia, Gravura, Desenho, Pintura de Porcelana, Fotografia e Marionetas bem como Núcleos de Formação Musical abrangendo o ensino de Saxofone, Clarinete, Guitarra clássica, Guitarra eléctrica, Baixo, Bateria, Técnica vocal e Combo. 

Desenvolve ainda formação profissional em diferentes áreas tais como Informática, Multimédia, Costura, Design, Découpage e Encadernação, entre outras técnicas de artes plásticas e actividades para seniores.

No plano do bem-estar físico e psicológico, mantém regularmente aulas de Yoga, Manutenção, Condição Física para Seniores, Alinhamento Postural e Exercício moderado e TRX.

Também vocacionada para a juventude, a Casa de Portugal tem apostado no ensino das Artes Performativas, nas Oficinas Criativas e nos Campos de Férias (de Páscoa e de Verão) que abrangem um conjunto variado de actividades pedagógicas e lúdicas, entre outros programas desenvolvidos em parceria com escolas locais (tuteladas pela DSEJ e particulares). 

Quer os formandos quer os formadores das diferentes valências têm participado regularmente em espectáculos e eventos locais destinados à promoção cultural, recreativa e turística de Macau.

Através do Clube Desportivo, participa nos campeonatos de Futebol nos diversos escalões e promove a formação de novos atletas na sua escolinha de Futebol. 

Em 2011, a RAEM distinguiu a Casa de Portugal em Macau com a Medalha de Mérito Cultural, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela Associação. 

組織架構

會⾧   Maria Amélia da Conceição António Saldanha 

副會⾧   Ricardo Alexandre Morgado Igreja 

秘書⾧   Rui Farinha Fernandes Simões 

財務主任  Margarida Maria Galamba de Oliveira da Costa Marreiros

 

會員⼤會

Miguel Marcos Mendes Khan

Marcelo Eduardo da Conceição Alves

Gonçalo Nuno Simões Rodrigues Martins

 

董事會

會⾧  João Manuel Costa Antunes 

副會⾧   André Duarte Xavier Sales Ritchie

秘書⾧   Filomena Maria Alves Ribeiro Laia McGuire 

 

監事會

會⾧  Armindo Fernandes Vaz 

副會⾧   Joaquim António Cruz  

秘書⾧   Andrea Magalhães da Costa Aleixo

協會章程

Consulte os nossos estatutos disponíveis em formato PDF (apenas em Português).

error: Conteúdo Protegido! | 受保護的內容! | Content is protected !!